sexta-feira, 8 de março de 2013

O nome do vento e O temor do sábio de Patrick Rothfuss

O Nome do vento é a primeira parte da trilogia As crônicas do matador do rei, do autor Patrick Rothfuss, que atualmente tem sido apontado pelos críticos como o novo Tolkien. Não posso confirmar isso, pois nunca li os livros do Tolkien. Até tive um livro dele, mas comecei a ler e achei muito descritivo e acabei trocando. Estes dois foram cortesia da Editora Arqueiro, parceira linda aqui do blog



O Nome do Vento é o primeiro de três livros que falam sobre três dias em que Kvothe , o simples dono de uma hospedaria, conta sua história à um cronista e, através dele, nos apresenta três momentos de sua vida. O primeiro momento a que somos apresentados é o momento em que vivia em uma trupe itinerante com sua família e foi aí que aprendeu simpatias. É nesta época também que começa a fazer aulas com o arcanista Abenthy, e acaba se mostrando bem talentoso. No entanto em uma noite algo terrível acontece e Kvothe acaba ficando sozinho. Em seguida acaba tendo de se virar sozinho e é aí que acaba aprendendo os mistérios da arte de nomear as coisas.


O primeiro volume, que é o primeiro dia, foca na infância de Kvote, como tudo começou, dando importância aos fatos que fizeram com que ele se torna-se o que é hoje, uma lenda. É também neste primeiro volume que os leitores são apresentados a um mundo totalmente novo e inexplorado anteriormente, um mundo cheio de fantasia, com palavras mágicas, muito encantamento além de seres bizarros. Drama, aventura, fantasia, suspense e romance juntos num único livro que não é exatamente adulto ou infanto, mas que irá agradar leitores do gênero fantasia, com certeza.


Já em O temor do sábio, o autor aprofunda ainda mais nesse mundo fantástico em que Kvote viveu. O livro apesar de conter quase 1000 páginas, é envolvente demais! 

Viajando com Kvothe, descobrimos novas lendas, novas culturas e novas pessoas. Em O nome do vento temos os alicerces da história, já em O temor do sábio já temos algo mais concreto, um desenvolvimento maior da história, além de conhecermos ainda melhor Kvothe.
O segundo livro começa imediatamente onde O nome do vento terminou. Kvothe está em sua hospedaria contando sua história a seu aprendiz e ao cronista. Assim, é preciso pensar no que passou no primeiro livro, onde acompanhamos boa parte da vida de Kvothe e agora continuaremos sua trajetória.
O segundo livro tem um ritmo bem mais acelerado que o primeiro, até porque não precisamos ser apresentados aos personagens, pois o conhecemos no primeiro. Claro que aparecem novos, mas a história já está conosco, então é mais fácil entrarmos nela. O livro é bem interessante em sua narrativa, quase como se estivéssemos ouvindo lendas em uma fazenda distante à beira de uma fogueira. Lembrei meus tempos de campanha rsrs, da minha infância, mas pelo que entendi essa era a intenção do autor, fazer com que voltássemos no tempo, dando valor ao que os antigos nos contavam, e as lendas, pois Kvothe é considerado quase como uma, pois muitos nem acreditavam em sua existência. E é neste livro que começamos a entender como ele se tornou uma lenda em sua terra.
O livro é muito interessante, é a metade da série, então muitas coisas acontecem, mas nem tudo fica resolvido, o que deixa o leitor ansioso pelo livro final.
Conhecer Kvothe melhor, em sua humanidade, foi muito interessante, mas necessito saber como termina esta bela aventura, narrada quase que poeticamente por Patrick. Só tenho uma ressalva a fazer: leia-os seguidamente, pois assim a história estará fresquinha em sua memória, e você conseguirá lembrar melhor dos detalhes, tão importantes nessa narrativa fantástica!


3 comentários:

  1. Estou lendo O Nome do Vento e estou achando taaaaão paradão. Quase desistindo :s
    Mas a sua opinião me animou, vou tentar mais um pouquinho.
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brubs, pois é, o início é lento mesmo, mas depois que você entra na história, não quer mais largar!! Pena que o livro é pesado né rsrs difícil de carregar e de segurar rsrs mas vale muito a leitura! Depois me conta o que achou! Beijão

      Excluir
  2. Oi, Tati!

    Parece bom, mão acho que não é a minha 'praia'. rsr

    Um beijo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...